6.26.7 - O Eléctrico V - Eléctrico nas Ruas de Santo António, Santa Catarina, Sá da Bandeira, Praça da Batalha, Ponte Luis I e Viaduto de Gonçalo Cristóvão
In Os velhos eléctricos do Porto
Rua de Santo António - 1907
Praça da Batalha – 1900 – Ainda se vê a Construtora, à esquerda, a Casa da família Guedes, a Messe dos oficiais, o antigo Teatro S. João antes do incêndio, a Capela da Batalha, trens de aluguer e um sinaleiro (?). O trânsito ainda seguia pela esquerda, até 1928. Bonitos candeeiros e um homem com cesto à cabeça.
Lado Poente - o Hotel Sul-Americano
I lusão de perspectiva; D. Pedro V em cima do eléctrico! Depois do 25 de Abril muita coisa se abandalhou; aqui vemos o Cinema S. João apresentando um filme pornográfico!
Nas ponte o eléctrico pagava 110 cêntimos de portagem e os passageiros 5.
Eléctrico entrando na Ponte Luis I do lado de Gaia – à esquerda vê-se o posto de cobrança de passagem na ponte – como não era possível ligar à terra, o eléctrico tinha 2 tróleis – 1900
Ponte Luis I – 1915 - só existia uma linha de eléctrico.
Avenida da República em Gaia - 1950
Há mais de 100 anos - já existiam os carris
Eléctricos na R. de Santa Catarina – 1911 – A circulação ainda se fazia pela esquerda, só mudou em 1928 – ainda não existe o busto de Camões (Obra de António Cruz) nem a Livraria Latina, só inaugurada em 1942– publicidade “APROVEITEM GRAMOFONES GARANTIDOS UM ANO DESDE 6.500 A 80.000RS”.
Rua de Santa Catarina – 2014
City Trains na Rua de Santa Catarina – 6/4/2015 – foto Henrique Gonçalves
Rua de Sá da Bandeira - década de 1910 - à direita o Teatro Sá da Bandeira
1920
Eléctricos no Porto 1940 a 1979 - fotografias
https://www.youtube.com/watch?v=gd2CY1P3ZOc
Instalação da rede aérea sobre o viaduto da Rua de Gonçalo Cristóvão
À esquerda o edifício do JN em construção – foto Os Velhos Eléctricos do Porto
Aqui já construído
Os empregados dos STCP e as forças de segurança viajavam gratuitamente – na plataforma vê-se um polícia sinaleiro.
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