6.26.7 - O Eléctrico I - Acção CCFP, Redes dos eléctricos, Logotipos STCP, Central de Massarelos
Companhia Carris de Ferro do Porto - Acção de 100$000 de 15 de Abril de 1912
As datas nos transportes colectivos do Porto
Quadro das fusões das sociedade
Rede da Companhia Carris – 1902 – História do Porto Luis Oliveira Ramos
1905 – A linha mais antiga era a que seguia pela marginal do Douro entre a Praça do Infante até Matosinhos e posteriormente também começava na Cordoaria. Outra linha partia da Praça da Liberdade e ia até à Praça da Boavista onde começava a linha com a Máquina, já acima referida, virando à esquerda na Rua da Ponte (hoje Rua Correia de Sá), seguindo pela Ervilha, Praça de Cadouços, Rua de Gondarém, Castelo do Queijo e Matosinhos.
Para Gaia atravessava, desde 1905, a Ponte Luis I até Santo Ovídio e Devesas.
Outras linhas seguiam até à Estação de Campanhã, Praça da Corujeira, Hospital Conde de Ferreira e Campo Lindo.
Planta das linhas de eléctricos em 1913 – já passava na ponte Luis I para V. N. Gaia – de notar a linha do comboio pela ponte Maria Pia
1914 – a vermelho as linhas posteriores a 1907
Logotipo entre 1873 e 1903
Logotipo de 1904 a 1949
Em 1/6/1946 nasce a STCP; os serviços passam para a exploração da C.M.P. Esta passagem marca uma nova era dos serviços, com a compra de eléctricos e abertura de novas linhas.
Rede da Madrugada
Logotipo actual
Central da Arrábida - chaminés ao longe.
Desde 1895 a electricidade para as linhas de tracção eléctrica do Porto era produzida na Central da Arrábida. Dada a insuficiência desta, em 1909 foi projectada a Estação Central Geradora de Massarelos que, começada a construir em 1912, foi inaugurada em 1915. O projecto foi do Engº. Luis Couto dos Santos (1872-1938), professor da U.P. Na década de 30 foi ampliada em capacidade dado o aumento das necessidades de energia. A energia aí produzida era conduzida até ao veículo por um condutor de cobre isolado da terra – a linha – servindo os carris de condutor eléctrico de fecho do circuito – o retorno. Informações retiradas do site da U.P., de uma conferência do Eng. Manuel Vaz Guedes em 1995.
Central termoeléctrica de Massarelos – 1951-1970
Pessoal da central – foto de Teófilo Rego
Olá
ResponderEliminarsaudades....e nostalgia ao ver os poucos eléctricos que ainda circulam pelo Porto....
Cumprs
augusto
Bom dia,
ResponderEliminarTambém para nós são memórias do barulhento, mas eficaz, meio de transporte que todos os dias usávamos. No tempo era a melhor forma de nos deslocarmos.
Cumprimentos
Maria José e Rui