domingo, 22 de janeiro de 2017

ELÉCTRICO VII

6.26.7 - O Eléctrico VII - Do Passeio Alegre a Massarelos, Catástrofe do eléctrico em 1911, Obras nas linhas do Campo 24 de Agosto, Linhas 3, 4 e 19


Esta afluência era diária…


Linha 1 – da Praça do Infante a Leixões – já passou o Passeio Alegre - 1981


Linha 2 em Sobreiras – 1973

Linhas com História nº. 2

Linha 18 – Percurso no último dia em que circulou – Maio de 1996


In Os Velhos eléctricos do Porto


Linha Carmo à Foz, em Massarelos – 12/9/1895

O Porto em 1979


“Foi há precisamente um século! (10 de Dezembro de 1911) O elétrico nº 163 teve mais uma razão para se tornar distinto, desta vez por um dramático motivo. Esta viatura, que circulou até 1967 e integra a coleção do museu, protagonizou um dos maiores acidentes com carros de tração elétrica. Viagem iniciada em Leixões com dezenas de “brasileiros” a bordo, desembarcados do paquete Antony para passarem o Natal junto das suas famílias. Ao passar no “Caes das Pedras”, junto à “praia dos insurretos”, o elétrico e os atrelados descarrilaram numa curva apertada e caíram ao rio Douro. Faleceram 14 pessoas. Ainda assim alguns populares não hesitaram em mergulhar na esperança de salvar vidas”. – site do Museu do Carro Eléctrico. 
O inglês Wall, proprietário da Fábrica de Massarelos, salvou 15 pessoas das águas do rio. 


Desfile de eléctricos - 2012


Local onde se deu o desastre descrito acima – linha 1


Foto de Manuel Varzim - 2016




Colocando carris no Campo 24 de Agosto – anos 50

Electricos do Porto


Linha 3, com destino a Pereiró. na Boavista junto à remise. 


"Cerimónia de inauguração da linha de eléctricos para Pereiró, no dia 21 de Dezembro de 1947.
Nesta fotografia vemos o então governador civil do Porto, Antão Santos Cunha (1914-1971), cortando a característica fita de inauguração sob o olhar do presidente da Câmara Municipal do Porto, Luís José de Pina Guimarães (1901-1972), que se encontra entre as meninas vestidas de branco". 
Esta imagem foi captada no início da avenida de Antunes Guimarães, junto à avenida da Boavista.


Inauguração da linha 4 – Pereiró – 21/12/1947


Escola Gomes Teixeira na Praça da Galiza


Eléctrico 3 que segue para Lordelo, na Praça da Liberdade.


A linha 3, com destino a Lordelo do Ouro, foi inaugurada no fim dos anos 40 do séc. passado e deixou de funcionar em 1984 – o eléctrico º. 198, na foto, ainda está apto a operar, mas na cidade de S. Francisco (USA) para onde foi vendido. Foto de 1975.

Linhas com História - 3 e 4
http://electricosnoporto.blogs.sapo.pt/43031.html



O 19 fazia o trajecto da Praça da Liberdade a Matosinhos, via Palácio, Júlio Dinis, Avenida da Boavista e Castelo do Queijo. Aqui no fim da linha em Matosinhos. - atrás o 1 que seguia para a Praça do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário