6.26.7 - O Eléctrico VIII - O 500 - Linhas 8 e 7 - Arca d'Água - Linha 10 - S. Mamede Infesta - S. Pedro da Cova - Gondomar
In Os Velhos eléctricos do Porto
A série do 500 – o último construído no Porto, o mais feio e incómodo de todos – tinham assentos de madeira, mas alguns foram almofadados - 1951
“” O 500 não fazia a minha rota pois que eu não vivia em zona chique. Mas, quando esporadicamente aparecia era uma festa, com um senão horroroso. Não se podia saltar em movimento. O meu avô, que dizia que quem é maluco deve saber fazer as maluquices bem feitas, tinha-me ensinado a saltar na perfeição em movimento, quer a entrar quer a sair. Eu sou uma porcaria de avô porque nunca teria coragem (e agora nem saúde) para ensinar a Pi a saltar. Que saudades do meu avô! “” - Desconheço quem escreveu esta frase
A linha 8 em Campo Lindo - 1974
“A “linha de Paranhos” foi a última linha de carros americanos que o Porto viu desaparecer. Em setembro de 1904, a então designada Companhia Carris de Ferro do Porto substituiu a tração animal pela tração elétrica na referida linha. Em 1912, a “Carris” atribuiu um indicativo (número) a todas as linhas da sua rede, tendo a “linha de Paranhos” recebido o n.º 8. Finalmente, em novembro de 1976, após cerca de 72 anos de serviço, a linha 8 foi suprimida”. Porto desaparecido
Túnel da Arca d’Água – Germano Silva - vídeo
http://www.jn.pt/live/programas/interior/viagem-pelo-porto-subterraneo-3621257.html?id=3621257
Da Arca d’Água à Praça dos Leões
https://www.youtube.com/watch?v=uazhPXJMrRM
A linha 7/ ia da Praça da Liberdade até ao Amial.
O 7 saía do Carmo e ia até à Ponte da Pedra – anos 70
O 7 chegou à Ponte da Pedra e vai regressar ao Porto. O condutor está a virar o trólei
Linha 7 – Joel Cleto
O eléctrico chega a S. Mamede Infesta – 1910 – anteriormente a viagem era feita pelo Ripert, de que já tratámos em O Americano II de 28/12/2016.
1900
S. Mamede Infesta – Cinemateca Portuguesa - 1930
Biografia de S. Mamede Infesta - 1930
O 10 em S. Pedro da Cova
Linha de S. Pedro da Cova – transporte de carvão para as caldeiras de Carris (Massarelos), Fábrica do Graham (Av. da Boavista) e Fábrica de Salgueiros - Cinemateca Portuguesa - 1917
O 10 em Rio Tinto
Na Prelada (Gondomar) – 1930
Eléctrico em Gondomar - linha 10 - 1930 – esta linha deixou de circular em 31-12-1966
Era muito comum andar-se dependurado, muitas vezes o fizemos…a linha 9 seguia para Águas Santas e Ermezinde.
Era muito comum verem-se rapazes a viajar à "guna"! Corriam para o eléctrico quando este se punha em marcha e fugiam quando travava para não serem apanhados pelo guarda-freio.
O eléctrico do Porto – Manoel de Oliveira - 1856
Sem comentários:
Enviar um comentário