quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O ELÉCTRICO - I

6.26.7 - O Eléctrico I - Acção CCFP, Redes dos eléctricos, Logotipos STCP, Central de Massarelos


Companhia Carris de Ferro do Porto - Acção de 100$000 de 15 de Abril de 1912


As datas nos transportes colectivos do Porto


Quadro das fusões das sociedade


Rede da Companhia Carris – 1902 – História do Porto Luis Oliveira Ramos


1905 – A linha mais antiga era a que seguia pela marginal do Douro entre a Praça do Infante até Matosinhos e posteriormente também começava na Cordoaria. Outra linha partia da Praça da Liberdade e ia até à Praça da Boavista onde começava a linha com a Máquina, já acima referida, virando à esquerda na Rua da Ponte (hoje Rua Correia de Sá), seguindo pela Ervilha, Praça de Cadouços, Rua de Gondarém, Castelo do Queijo e Matosinhos. 
Para Gaia atravessava, desde 1905, a Ponte Luis I até Santo Ovídio e Devesas. 
Outras linhas seguiam até à Estação de Campanhã, Praça da Corujeira, Hospital Conde de Ferreira e Campo Lindo. 


Planta das linhas de eléctricos em 1913 – já passava na ponte Luis I para V. N. Gaia – de notar a linha do comboio pela ponte Maria Pia


1914 – a vermelho as linhas posteriores a 1907


Logotipo entre 1873 e 1903


Logotipo de 1904 a 1949


Em 1/6/1946 nasce a STCP; os serviços passam para a exploração da C.M.P. Esta passagem marca uma nova era dos serviços, com a compra de eléctricos e abertura de novas linhas.


Rede da Madrugada



Logotipo actual


Central da Arrábida - chaminés ao longe.


Desde 1895 a electricidade para as linhas de tracção eléctrica do Porto era produzida na Central da Arrábida. Dada a insuficiência desta, em 1909 foi projectada a Estação Central Geradora de Massarelos que, começada a construir em 1912, foi inaugurada em 1915. O projecto foi do Engº. Luis Couto dos Santos (1872-1938), professor da U.P. Na década de 30 foi ampliada em capacidade dado o aumento das necessidades de energia. A energia aí produzida era conduzida até ao veículo por um condutor de cobre isolado da terra – a linha – servindo os carris de condutor eléctrico de fecho do circuito – o retorno. Informações retiradas do site da U.P., de uma conferência do Eng. Manuel Vaz Guedes em 1995.



Central termoeléctrica de Massarelos – 1951-1970


Pessoal da central – foto de Teófilo Rego


2 comentários:

  1. Olá
    saudades....e nostalgia ao ver os poucos eléctricos que ainda circulam pelo Porto....
    Cumprs
    augusto

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  2. Bom dia,
    Também para nós são memórias do barulhento, mas eficaz, meio de transporte que todos os dias usávamos. No tempo era a melhor forma de nos deslocarmos.
    Cumprimentos
    Maria José e Rui

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